quarta-feira, 6 de março de 2013


Estação de Guarulhos

ESTAÇÃO: A estação de Guarulhos foi inaugurada em 1915, como terminal do ramal de Guarulhos. A partir da primeira metade dos anos 1940, passou a sair de lá um ramal - na verdade, a continuação da linha - para a Base Aérea de Cumbica. Esse ramal foi extinto aparentemente juntamente com o ramal de Guarulhos, em 1965. A estação de Guarulhos foi desativada em 1965, com o ramal. Não foi demolida, ao contrário da maioria, mas foi muito
ACIMA: Inauguração da estação de Guarulhos, em foto publicada em 13 de fevereiro de 1915 na revista O Pirralho (Acervo Paulo Castagnet).


descaracterizada principalmente no lado da sua fachada. Também se fala que foi quase totalmente reconstruída. É uma estação de madeira que hoje serve de sede para a Guarda Civil Metropolitana, na Praça Quarto Centenário, no centro da cidade de Guarulhos. Até 1990 funcionou nela uma escola - a Escola Municipal da Estação. Junto a ela, de um lado, uma casa amarela, que parece ter pertencido à ferrovia, e que hoje é o arquivo municipal; do outro lado, uma locomotiva antiga, da Usina Tamoio, deAraraquara, que, segundo consta, estava num sucateiro da cidade e foi resgatada pela Prefeitura, que a deixou exposta em frente à plataforma da antiga estação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário